Colonizada por países europeus como a Espanha, França, Portugal, Romênia, entre outras, a América Latina possui muitas semelhanças culturais entre si.
Música
Como a América-Latina foi colonizada na sua maioria por europeus, o estilo musical latino-americano teve grande influência do estilo musical europeu até o final do século XIX. O compositor brasileiro Antônio Carlos Gomes (1839-1896) usou temas indígenas em sua ópera O Guarani. O mesmo fizeram, posteriormente, outros compositores, inclusive o chileno Carlos Lavín, o peruano Daniel Alomías Robles (1871-1942),e o guatemalteco Jesús Castillo (1877-1946). Em alguns países, como a Bolívia, Equador, México, Peru, entre outros, o estilo de música recebe influência dos índios. Algumas músicas latino-americanas são misturas de melodias indígenas com canções espanholas, o que resulta nas músicas mestiças. Portugueses, índios e negros influenciaram a música no Brasil.
Antônio Carlos Gomes, compositor brasileiro. |
Dança
A América Latina é rica em danças alegres e pitorescas, como os famosos tango, rumba e samba. Durante o carnaval, os latino-americanos constroem tablados para dançar nos jardins e praças públicas, além de isolarem algumas ruas com cordas, com a mesma finalidade. Há também as danças próprias dos índios, que quase sempre, são de caráter religioso. Esta forma de expressão é uma parte importante da vida na América Latina.
Apresentação de tango, dança típica da Argentina. |
Pintura
A arte na América Latina foi disseminada a partir do momento em que os espanhóis abriram uma escola de arte na Cidade do México, em 1530, e logo após, uma outra em Quito, no Equador. Durante o período colonial, os artistas geralmente pintavam quadros sobre temas religiosos. Depois da independência dos países latino-americanos, muitos artistas foram para a Europa para aperfeiçoar seus estudos. Até meados do século XX, permaneceu uma fase de imitação dos estilos europeus. Foi então que os artistas latino-americanos voltaram-se para temas americanos e criaram seus próprios estilos.
Palácio de Bellas Artes, na Cidade do México. |
Arquitetura
Ainda existem, na América Latina, edificações erguidas por arquitetos índios centenas de anos antes da conquista europeia. Os astecas, toltecas e maias construíram grandes templos de pedra no topo de enormes pirâmides no México e na América Central. Os incas eram excelentes construtores. Suas edificações na Améríca do Sul sâo tão resistentes que até hoje mantêm-se firmes, suportando violentos terremotos que causam graves danos a edifícios modernos. As igrejas e catedrais, geralmente construídas no trabalhado estilo espanhol dos séculos XVII e XVIII, representam a arquitetura mais importante do período colonial da América Latina, O brasileiro Oscar Niemeyer (1907-) projetou muitos edifícios notáveis, no Brasil, desde 1937. Foi o principal arquiteto-projetista das edificações de Brasília.
Oscar Niemeyer, arquiteto |
Religião
Como a América Latina foi colonizada na sua maior parte por espanhóis e outros povos católicos, a maioria dos países latino-americanos têm o catolicismo romano como religião, mas em alguma parte desses países latino-americanos é crescente o número de protestantes, popularmente chamados no Brasil como evangélicos. Há também minorias de judeus, muçulmanos, hinduístas, budistas, e espíritas, já que o Brasil é o país com o maior número de adeptos dessa religião —, e praticantes de cultos afro-brasileiros.
Igreja de São Francisco(Parte interna), Salvador, Brasil. |
Fonte bibliográfica: http://pt.wikipedia.org/wiki/América_Latina#M.C3.BAsica (Wikipédia)
0 comentários:
Postar um comentário