Marcadores:

A economia Latino-Americana

       A atuação da população no setor primário é um dos elementos que caracterizam o grau de desenvolvimento de uma região.
      A América Latina reúne países de economia subdesenvolvida , é natural que grande parte da população ocupa o setor primário. Somente alguns países apresentam significativas parcelas da população economicamente ativa no setor secundário. Mas, é o setor terciário que mais tem crescido em quase todos os países latino-americanos.


           Extrativismo

     
    O extrativismo vegetal é uma atividade complementar da agricultura e da pecuária, especialmente a extração do látex da seringueira, na Floresta Amazônica (Brasil, Colômbia, Peru e Bolívia). O extrativismo mineral é importante em quase todos os países latino-americanos, embora muitas vezes a exploração seja realizada por empresas privadas estrangeiras. Na extração de petróleo, possuem destaque México, Venezuela, Brasil, Argentina, Colômbia e Equador.

Ficheiro:Petrobrasbolivia2006.jpg
Refinaria da Petrobras em Cochabamba,Bolívia. 
                                              

           Agropecuária


    A América Latina, de maneira geral, é pouco industrializada, ficando sua economia dependente da agropecuária e da mineração. Mesmo com essa dependência agrícola, maior parte de suas terras é cultivada de forma extensiva e possui um reduzido PIB per capita.

    Em muitos países, a atividade agrícola ainda se desenvolve segundo os moldes do período colonial: grandes propriedades, pertencentes a poucas famílias, cuja produção se destina quase integralmente ao mercado externo. Devido principalmente à concentração das terras mais férteis nas mãos de poucos proprietários e ao grande número de agricultores sem terras para cultivar, surgiram nessas áreas muitos conflitos fundiários, o que originou projetos de reforma agrária que visam à distribuição mais igualitária da terra, em países como México, Bolívia, Chile, Peru Cuba.

Estimativa Preliminar do Valor da produção agropecuaria do Estado de São Paulo
                               

           Indústria


     São poucos os países latino-americanos que progridem na atividade industrial: Brasil, Argentina, México e Chile. A industrialização desses países foi impulsionado a partir da Segunda Guerra Mundial, esta impediu os países em guerra de comprar os produtos que estavam habituados a importar e de exportar o que produziam.

    Os parques industriais brasileiro, mexicano, argentino e chileno apresentam uma diversidade e sofisticação muito grande, produzindo artigos de avançada tecnologia.
  Nos demais países latino-americanos, principalmente da América Central, predominam indústrias de beneficiamento de produtos primários para exportação

Fábrica da Ford, Bahia, Brasil.
                             
Fontes bibliográficas: http://pt.wikipedia.org/wiki/Am%C3%A9rica_Latina#M.C3.BAsica (Wikipédia)


0 comentários:

Postar um comentário