Marcadores:

Música latino-americana

A Música da América Latina inclui os estilos musicais de todos os países da América Latina e está distribuída em diversas variedades. Faz parte desde a simples música do norte do México à sofisticada havaneira de Cuba, bem como as sinfonias de Heitor Villa-Lobos e os simples e emocianates sons da quena, uma flauta andina. A música tem desempenhado um importante papel recentemente na política da América Latina, o movimento Nueva Canción é um excelente exemplo. A música latino-americana bastante diversificada é realmente unida por meio da origem comum dos idiomas: as línguas neolatinas portuguesa e espanhola, no caso particular do continente americano são os dialetos espanhol da América e português do Brasil, e em menor escala, as crioulas derivadas dessas, como o crioulo haitiano.Embora Portugal e Espanha não façam parte da América Latina , a música espanhola e portuguesa convivem com o latino –americana em um forte e rico intercâmbio.

Exemplo de músicas laito-americanas:


Acorda Amor - Chico Buarque


Acorda amor
Eu tive um pesadelo agora
Sonhei que tinha gente lá fora
Batendo no portão, que aflição
Era a dura, numa muito escura viatura
minha nossa santa criatura
chame, chame, chame, chame o ladrão


Acorda amor
Não é mais pesadelo nada
Tem gente já no vão da escada
fazendo confusão, que aflição
São os homens, e eu aqui parado de pijama
eu não gosto de passar vexame
chame, chame, chame, chame o ladrão


Se eu demorar uns meses convém às vezes você sofrer
Mas depois de um ano eu não vindo
ponha roupa de domingo e pode me esquecer


Acorda amor
que o bicho é bravo e não sossega
se você corre o bicho pega
se fica não sei não


Atenção, não demora
dia desses chega sua hora
não discuta à toa, não reclame
clame, chame, clame, chame o ladrão


Fonte: http://www.vagalume.com.br/chico-buarque/acorda-amor.html#ixzz1pweybwDz




Soy Latino Americano - Zé Rodrix


Não acordo muito cedo
mas não fico preocupado
muita gente me censura
e acha que eu estou errado
Deus ajuda a quem madruga
mas dormir não é pecado
o apressado come cru
e eu como mais descansado


Soy latino americano
e nunca me engano, e nunca me engano
Soy latino americano
e nunca me engano


Meu caminho pro trabalho
é um pouco mais comprido
eu vou sempre pela praia
que é muito mais divertido
chego sempre atrasado
mas eu não corro perigo
quem devia dar o exemplo
chega atrasado comigo, e diz...


Soy latino americano
e nunca me engano, e nunca me engano
Soy latino americano
e nunca me engano


É legal voltar pra casa
mas eu não volto correndo
quem tem pressa de ir embora
no transporte vai morrendo
e eu que não me apresso nunca
pro meu bar eu vou correndo
e encontro minha turma toda
sentada na mesa dizendo assim...


Soy latino americano
e nunca me engano, e nunca me engano
Soy latino americano
e nunca me engano


Quando eu abro a minha porta
muita gente está jantando
quando eu ponho a minha mesa
muita gente esta deitando
eu me arrumo e vou pra rua
e na rua vou achando
muita gente que trabalha
se divertindo e cantando assim...


Soy latino americano
e nunca me engano, e nunca me engano
Soy latino americano
e nunca me engano...


Fonte: http://www.vagalume.com.br/ze-rodrix/soy-latino-americano.html#ixzz1pwfj7OmE




Apenas um Rapaz Latino - Americano Belchior


Eu sou apenas um rapaz latino-americano sem dinheiro no banco
Sem parentes importantes e vindo do interior
Mas trago, de cabeça, uma canção do rádio
Em que um antigo compositor baiano me dizia
Tudo é divino, tudo é maravilhoso (Bis)


Tenho ouvido muitos discos, conversado com pessoas, caminhado meu caminho
Papo, som dentro da noite e não tenho um amigo sequer
E não acredite nisso, não, tudo muda e com toda razão
Eu sou apenas um rapaz latino-americano sem dinheiro no banco


Sem parentes importantes e vindo do interior
Mas sei que tudo é proibido aliás, eu queria dizer
Que tudo é permitido até beijar você no escuro do cinema
Quando ninguém nos vê (Bis)


Não me peça que lhe faça uma canção como se deve
Correta, branca, suave, muito limpa, muito leve
Sons, palavras, são navalhas e eu não posso cantar como convém
Sem querer ferir ninguém
Mas não se preocupe meu amigo com os horrores que eu lhe digo
Isso é somente uma canção, a vida, a vida realmente é diferente


Quer dizer, a vida é muito pior
Eu sou apenas um rapaz latino-americano, sem dinheiro no banco
Por favor não saque a arma no "saloon" eu sou apenas um cantor
Mas se depois de cantar você ainda quiser me atirar
Mate-me logo, à tarde, às três, que à noite tenho um compromisso
E não posso faltar por causa de você (Bis)


Eu sou apenas um rapaz latino-americano sem dinheiro no banco
Sem parentes importantes e vindo do interior
Mas sei que nada é divino, nada, nada é maravilhoso
Nada, nada é sagrado, nada, nada é misterioso, não
Na na na na na na na na.

Fonte: http://www.vagalume.com.br/belchior/apenas-um-rapaz-latino-americano.html#ixzz1pwgJOQyO

0 comentários:

Postar um comentário