Marcadores:

Semelhanças culturais

     Colonizada por países europeus como a Espanha, França, Portugal, Romênia, entre outras, a América Latina possui muitas semelhanças culturais entre si. 

Música

       Como a América-Latina foi colonizada na sua maioria por europeus, o estilo musical latino-americano teve grande influência do estilo musical europeu até o final do século XIX. O compositor brasileiro Antônio Carlos Gomes (1839-1896) usou temas indígenas em sua ópera O Guarani. O mesmo fizeram, posteriormente, outros compositores, inclusive o chileno Carlos Lavín, o peruano Daniel Alomías Robles (1871-1942),e o guatemalteco Jesús Castillo (1877-1946). Em alguns países, como a BolíviaEquadorMéxicoPeru, entre outros, o estilo de música recebe influência dos índios. Algumas músicas latino-americanas são misturas de melodias indígenas com canções espanholas, o que resulta nas músicas mestiças. Portuguesesíndios e negros influenciaram a música no Brasil
Antônio Carlos Gomes, compositor brasileiro.

Dança

        A América Latina é rica em danças alegres e pitorescas, como os famosos tango, rumba e samba. Durante o carnaval, os latino-americanos constroem tablados para dançar nos jardins e praças públicas, além de isolarem algumas ruas com cordas, com a mesma finalidade. Há também as danças próprias dos índios, que quase sempre, são de caráter religioso. Esta forma de expressão é uma parte importante da vida na América Latina.

Apresentação de tango, dança típica da Argentina.

Pintura

        A arte na América Latina foi disseminada a partir do momento em que os espanhóis abriram uma escola de arte na Cidade do México, em 1530, e logo após, uma outra em Quito, no Equador.  Durante o período colonial, os artistas geralmente pintavam quadros sobre temas religiosos. Depois da independência dos países latino-americanos, muitos artistas foram para a Europa para aperfeiçoar seus estudos. Até meados do século XX, permaneceu uma fase de imitação dos estilos europeus. Foi então que os artistas latino-americanos voltaram-se para temas americanos e criaram seus próprios estilos.


Palácio de Bellas Artes, na Cidade do México.

Arquitetura

          Ainda existem, na América Latina, edificações erguidas por arquitetos índios centenas de anos antes da conquista europeia. Os astecastoltecas e maias construíram grandes templos de pedra no topo de enormes pirâmides no México e na América Central. Os incas eram excelentes construtores. Suas edificações na Améríca do Sul sâo tão resistentes que até hoje mantêm-se firmes, suportando violentos terremotos que causam graves danos a edifícios modernos. As igrejas e catedrais, geralmente construídas no trabalhado estilo espanhol dos séculos XVII e XVIII, representam a arquitetura mais importante do período colonial da América Latina, O brasileiro Oscar Niemeyer (1907-) projetou muitos edifícios notáveis, no Brasil, desde 1937. Foi o principal arquiteto-projetista das edificações de Brasília. 
Ficheiro:Oscar Niemeyer cropped.jpg
Oscar Niemeyer, arquiteto 

Religião

         Como a América Latina foi colonizada na sua maior parte por espanhóis e outros povos católicos, a maioria dos países latino-americanos têm o catolicismo romano como religião, mas em alguma parte desses países latino-americanos é crescente o número de protestantes, popularmente chamados no Brasil como evangélicos. Há também minorias de judeus, muçulmanos, hinduístas, budistas, e espíritas, já que o Brasil é o país com o maior número de adeptos dessa religião —, e praticantes de cultos afro-brasileiros.

Igreja de São Francisco(Parte interna), Salvador, Brasil.

Fonte bibliográfica:  http://pt.wikipedia.org/wiki/América_Latina#M.C3.BAsica  (Wikipédia)
                                           

0 comentários:

Postar um comentário